O foco e os objetivos do projeto estão fortemente alinhados com as estratégias RIS3 das regiões participantes, principalmente em relação ao processo de transição industrial e à promoção da economia circular, bem como ao papel da inovação como vetor de reforço das economias locais e de luta contra o despovoamento.
No âmbito do projeto NaturFAB, serão testados, demonstrados e sistematizados diferentes produtos e processos inovadores e circulares, partindo dos recursos próprios do território. Da mesma forma, será adotada uma abordagem proativa para a transferência de inovações para o tecido produtivo transfronteiriço e será incubado o surgimento de novas iniciativas empresariais, recorrendo à importante rede de FabLabs existente no espaço de cooperação. Por último, serão desenvolvidas atividades destinadas à transferência para políticas públicas e à extensão do impacto dos resultados do projeto para além do espaço de cooperação e da sua duração.
A parceria é constituída por oito entidades: três universidades de referência no território com capacidades científicas e técnicas notáveis, duas autoridades públicas com experiência vincada no âmbito do projeto e três entidades de apoio às empresas, especializadas na transferência de inovações e no fomento da competitividade empresarial. Para além destes beneficiários, o projeto tem a colaboração de cinco entidades entre empresas e organismos públicos cuja contribuição prática é relevante.